13:02

Dentre os cavalos-marinhos, quem fica “grávido” é o macho

A gravidez masculina é muito rara, ocorrendo somente em cavalos-marinhos, peixes-cachimbo e alguns outros peixes… mais »

Publicidade


A gravidez masculina é muito rara, ocorrendo somente em cavalos-marinhos, peixes-cachimbo e alguns outros peixes relacionados.

A fêmea deposita ovos em uma bolsa no corpo do macho, eles são fertilizados e protegidos, assim recebendo nutrientes enquanto se desenvolvem.

Sendo assim eles são os melhores pais do reino animal? Parece que não. Uma pesquisa aponta que, em particular, os peixes-cachimbo são exigentes, preferindo fêmeas maiores. Assim dependendo se a fêmea é atraente ou não, ele pode abortar alguns filhotes, assim poupando recursos para o futuro, para fêmeas mais atraentes.

O cavalo-marinho é o exemplo mais conhecido de “gravidez” no macho, os biólogos que estudam esses peixes descobriram que, nessa espécie, é quase completa a troca de papéis sexuais.

Com o cavalo-marinho ocorre uma situação diferente do que acontece com o peixe-cachimbo, a fêmea quem é exigente na escolha do parceiro. O fato de que não há machos suficientes para chocar todos os ovos das fêmeas pesa nisso.


URL:


Publicidade


Receba gratuitamente todas as novidades do site por e-mail, assine nosso feed: