3:27

Brincadeiras de Criança – Cabra-cega

Descubra tudo sobre a tradicional brincadeira cabra-cega, como surgiu, história, a cabra-cega em outros países, como jogar e muitos mais.

Publicidade


Brincadeiras de criança: cabra-cega
Uma das crianças, escolhida ou sorteada é a cabra-cega. Outra venda-lhes os olhos e a faz girar sobre si própria para a desnortear. As restantes saltam em volta dizendo: “Ó cabra-cega, ó cabra-cega!) ou batem-lhe nas costas e fogem para não serem agarradas. A cabra-cega orientando-se pelo som das vozes e virando-se rapidamente quando lhe tocam nas costas, procura pegar uma das outras crianças. Quando consegue tem então de a identificar, e a criança que foi pega passa a ser a cabra-cega.

Cabra-cega é uma brincadeira de crianças surgida a mais de 2.000 anos atrás, na Grécia. A brincadeira é conhecida em toda a Europa: Itália, Mosca cieca (“mosca cega”); Alemanha, Blindekuh (“vaca cega”); e França, colin-maillard (chamada assim em uma espécie de homenagem a um homem chamado Colin que em um luta medieval, ficou cego). Nos Estados Unidos a brincadeira é conhecida como blindman’s buff. A cabra-cega é uma brincadeira extremamente comum em vários países ao redor do mundo.

A brincadeira consiste em uma pessoa ser vendada e, em seguida, é girada várias vezes para ser desorientada. Os outros jogadores, que não estão com os olhos vendados, divertem-se se esquivando do “cego”, pois se a pessoa vendada tocar outra pessoa, a pessoa tocada será o “cego” da vez.

Apesar de ser uma brincadeira infantil, em tempos antigos ela era muito popular entre os adultos. O diarista inglês Samuel Pepys relatou um jogo muito parecido com a cabra-cega jogado por sua esposa e alguns amigos em 1664. Em 1855 o poeta inglês Alfred, Lord Tennyson disse ter brincado de cabra cega.

Como jogar

O grupo deve escolher uma pessoa para ser vendada, seja por meio de par ou ímpar ou o que quer que seja. Essa pessoa é vendada (ou fecha os olhos) e fica no meio da sala ou do espaço em que estiverem brincando.

O grupo irá girar a pessoa vendada 3 vezes e logo em seguida devem correr e, claro, a pessoa vendada tentará os pegar.

Para a brincadeira ficar divertida, os outros jogadores devem tentar chegar o mais próximo possível da pessoa vendada sem ser pego.

Quanto a pessoa vendada tocar em alguém, ele terá de adivinhar quem é, tocando seu rosto e cabelo. Caso ela errar na primeira tentativa, o grupo pode dar sugestões. Quando ela adivinhar quem é, a pessoa pega e descoberta será vendada.

O jogo continuará até que todos os jogadores estejam fora do jogo. Quando isso acontecer, a brincadeira começa de novo, com o primeiro ou o último a ser vendado na partida anterior.


URL:


Publicidade


Receba gratuitamente todas as novidades do site por e-mail, assine nosso feed: